sábado, 12 de julho de 2008

Samba-de-Breque



A coisa que eu mais gosto no Brasil e no brasileiro é a alegria. Quem lê assim, fica estranho, meio gay até. Pra quem me conhece, mais estranho ainda, porque sabe do meu mau humor crônico. Mas não é a felicidade, e sim a maneira como lida com as coisas da vida. Não só o famoso "jeitinho brasileiro", é algo além.
É a maneira com o brasileiro fala, age, pensa e vê o mundo. É a maneira com a qual o brasileiro se expressa nas artes. Na literatura, por exemplo, o recheio é sacanagem e fantasia, mas que sempre tem um fundo de pano bem sujo, de preferência um barraco no morro da mangueira. É o sarcasmo com o qual o brasileiro apimenta o seu dia-a-dia, nas horas mais duras. Não como o sarcasmo do humor inglês, que se caracteriza pelo "quase mal humor" em horas apropriadas. E sim porque tem uma felicidade constante, quase burra pra quem vê de fora. Mas não é. É só a maneira brasileira de encarar a vida. Não chorar o leite derramado e sim rir dele.

E é assim que eu vejo a música brasileira. O samba tem esse clima. Onde tem sempre alguém se dando bem e outro se ferrando. Onde sempre tem um amando e outro chorando. É só a nossa crônica diária cuspida e escarrada. Samba é a maior prova disso. Com o samba-canção você pode chorar e ser romântico. Já com o samba-de-breque você solta os diabos, literalmente. Bom já deu pra entender meu ponto. Agora eu vou falar sobre o estilo de samba que eu mais admiro, o samba-de-breque.

No Wikipédia:

Samba de Breque

Hoje um gênero morto, as músicas do samba de breque eram intercaladas com partes faladas, ou diálogos. Os cantores, necessariamente, tinham um excelente dom vocal e habilidade de fazer vozes diferentes. As letras contavam histórias e eram jocosas.


O motivo pelo qual eu gosto mais do samba de breque é simples: É natural, é instantâneo e ali reina o improviso. A importância do samba-de-breque é tanta que influencia de maneira indireta até mesmo o funk carioca e o rap nacional. Sem contar que toda dessa arvore genealógica da sacanagem e ligeireza que surgiu o filho de ouro da música brasileira, o belo e complexo Choro.

Bom, enrolei esse tanto só pra fazer alguém ouvir no link abaixo essa maravilhosa composição de um dos maiores do samba-de-breque, Jorge Veiga.



Jorge Veiga - Faustina

Nenhum comentário: